Baixar Conquest DICOM Server Free: Um Guia Completo
Se você estiver procurando por um software de servidor DICOM gratuito, versátil e poderoso, considere o Conquest DICOM Server. Conquest DICOM Server é um aplicativo freeware que oferece uma solução completa para armazenar, consultar, recuperar, visualizar, editar, imprimir e converter imagens DICOM. Neste artigo, explicaremos o que é Conquest DICOM Server, quais recursos e benefícios ele oferece, como baixá-lo e instalá-lo, como usá-lo e como realizar algumas tarefas comuns com ele.
O que é Conquest DICOM Server?
O Conquest DICOM Server é um aplicativo freeware desenvolvido por Marcel van Herk e Lambert Zijp no Netherlands Cancer Institute, baseado e ampliado no código UCDMC DICOM de domínio público desenvolvido por Mark Oskin na University of California em Davis. Agora é mantido por Marcel van Herk na Universidade de Manchester. O Conquest DICOM Server não é um dispositivo médico e não deve ser usado para nenhum processo de diagnóstico ou tratamento humano. Pode ser usado para fins de pesquisa, educação, demonstração ou veterinários.
download conquest dicom server free
Recursos e benefícios do Conquest DICOM Server
O Conquest DICOM Server possui muitos recursos e benefícios que o tornam uma ferramenta útil para quem trabalha com imagens DICOM. Alguns deles são:
Ele oferece suporte a uma ampla variedade de bancos de dados com ou sem ODBC, incluindo DbaseIII, MySQL, Postgres e SQLite.
Ele suporta compactação rápida e transparente de dados de imagem em disco com compactação NKI private, JPEG ou JPEG2000.
Possui um navegador de banco de dados e visualizador de fatias integrado ao sistema PACS com opções para visualização de cabeçalho DICOM, criação de arquivos BMP, envio de imagens selecionadas, impressão, ferramentas de correção de banco de dados, como alteração de IDs de pacientes, exclusão e anonimização de estudos e séries e divisão e mesclagem de séries.
Ele tem uma interface de usuário de consulta/mover simples para fins de diagnóstico, para melhorar seu conhecimento de DICOM e para obter dados ausentes de outro servidor.
Possui uma implementação simples de lista de trabalho de modalidade DICOM com importação HL7 com tradução configurável.
Possui uma interface web CGI com vários visualizadores possíveis (também na versão Linux que não possui GUI).
Ele pode atuar como um encaminhador de imagem DICOM programável avançado (Lua), processador e/ou cache de imagem DICOM.
Ele se conecta ao Lua IDE para todos os tipos de manipulação DICOM.
Como baixar e instalar Conquest DICOM Server
Para baixar o Conquest DICOM Server gratuitamente, você pode visitar o site oficial ou o site do XS4ALL. Você pode escolher entre a versão Windows ou Linux. A versão do Windows vem com um instalador que o guiará pelo processo de instalação. A versão Linux vem com um arquivo zip que contém os arquivos executáveis e os arquivos de configuração. Você precisará descompactar o arquivo e copiá-los para o local desejado. Você também precisará instalar algumas dependências, como bibliotecas MySQL ou SQLite.
Como usar o Conquest DICOM Server
Como configurar o Servidor DICOM Conquest
Para configurar o Conquest DICOM Server, você precisará editar o arquivo dicom.ini que está localizado na mesma pasta dos arquivos executáveis. O arquivo dicom.ini contém várias configurações que controlam o comportamento do servidor, como tipo de banco de dados, porta de rede, título AE, modo de compactação, opções de script e muito mais. Você pode encontrar uma explicação detalhada de cada configuração no próprio arquivo dicom.ini ou na documentação. Você também pode usar a interface GUI para editar algumas das configurações. Para iniciar a interface GUI, você pode clicar duas vezes no arquivo dgate.exe ou executá-lo na linha de comando com a opção -v.
Configurações do banco de dados
As configurações do banco de dados controlam como o Conquest DICOM Server armazena e recupera as imagens e metadados DICOM.Você pode escolher entre diferentes tipos de banco de dados, como DbaseIII, MySQL, Postgres ou SQLite. Você também pode especificar o nome do banco de dados, local, nome de usuário, senha e outros parâmetros. Por exemplo, se quiser usar o MySQL como seu tipo de banco de dados, você pode definir as seguintes configurações no arquivo dicom.ini:
[MyACRNema] ... DoubleBackSlashToDB=0 UseEscapeStringConstants=0 SQLServerType = MYSQL SQLHost = host local SQLUser = root SQLPassword = senha SQLDatabase = conquista ...
Você também precisará criar o banco de dados e as tabelas usando os scripts fornecidos na pasta dbase. Por exemplo, para criar o banco de dados e as tabelas MySQL, você pode executar os seguintes comandos:
mysql -u root -p cria conquista de banco de dados; usar conquista; fonte dbase\mysql.sql;
Configurações de rede
As configurações de rede controlam como o Conquest DICOM Server se comunica com outros dispositivos DICOM na rede. Você pode especificar o número da porta, título AE, valor de tempo limite e outros parâmetros. Por exemplo, se quiser usar a porta 5678 e o título AE CONQUESTSRV1 como sua identidade de servidor, você pode definir as seguintes configurações no arquivo dicom.ini:
[MyACRNema] ... TCPPort = 5678 MyACRNema = CONQUESTSRV1 ...
Você também pode definir outros dispositivos DICOM aos quais deseja se conectar adicionando seus títulos AE e endereços IP no arquivo dicom.ini. Por exemplo, se você deseja se conectar a um dispositivo com título AE MODALITY1 e endereço IP 192.168.1.100, pode adicionar a seguinte linha no arquivo dicom.ini:
[MyACRNema] ... MODALIDADE1 = 192.168.1.100 ...
Configurações de script
As configurações de script controlam como o Conquest DICOM Server executa scripts personalizados para várias finalidades, como processamento de imagem, encaminhamento, cache, registro e muito mais. Você pode especificar a linguagem de script (Lua ou Pascal), o nome do arquivo de script e outros parâmetros.Por exemplo, se você quiser usar Lua como sua linguagem de script e executar um script chamado forward.lua que encaminha todas as imagens recebidas para outro dispositivo com o título AE REMOTE1, você pode definir as seguintes configurações no arquivo dicom.ini:
[MyACRNema] ... ScriptMode = LUA ScriptFile = forward.lua ...
O script forward.lua pode ser algo como isto:
function OnStoredImage(instance) -- obtém os dados da imagem do objeto de instância local image = instance:GetImage() -- encaminha a imagem para REMOTE1 usando o comando move servercommand('move:' .. image.SOPInstanceUID .. ',REMOTE1') end Como acessar o servidor DICOM do Conquest
O Conquest DICOM Server fornece três maneiras de acessar sua funcionalidade: interface web, interface GUI e interface de linha de comando. Você pode usar qualquer um desses métodos, dependendo de suas preferências e necessidades.
interface web
A interface da web permite que você acesse o Conquest DICOM Server de qualquer navegador da web. Você pode usar a interface da web para consultar, recuperar, visualizar e baixar imagens DICOM, bem como executar algumas tarefas administrativas, como alterar configurações, visualizar logs e gerenciar usuários. Para acessar a interface da web, você precisa inserir o seguinte URL em seu navegador:
Você será solicitado a inserir um nome de usuário e senha. O nome de usuário padrão é admin e a senha padrão é admin. Você pode alterar essas credenciais no arquivo dicom.ini na seção [WebServer]. Depois de fazer login, você verá um menu com várias opções, como Consulta, Recuperar, Visualizadores, Configurações, Log e Usuários. Você pode clicar em qualquer uma dessas opções para executar as ações correspondentes.
interface gráfica
A interface GUI permite acessar o Conquest DICOM Server a partir de uma interface gráfica do usuário.Você pode usar a interface GUI para consultar, recuperar, visualizar, editar, imprimir e converter imagens DICOM, bem como executar algumas operações de banco de dados, como alterar IDs de pacientes, excluir e anonimizar estudos e séries e dividir e mesclar séries. Para acessar a interface GUI, você precisa clicar duas vezes no arquivo dgate.exe ou executá-lo na linha de comando com a opção -v. Você verá uma janela com uma barra de ferramentas e uma barra de status. A barra de ferramentas contém botões para várias ações, como Consultar/Mover, Exibir imagens, Editar cabeçalhos, Imprimir imagens, Converter imagens, Ferramentas de correção de banco de dados e Sair. A barra de status mostra o status e a atividade atual do servidor. Você pode clicar em qualquer um desses botões para executar as ações correspondentes.
Interface da Linha de comando
A interface de linha de comando permite que você acesse o Conquest DICOM Server a partir de um prompt de comando ou de um terminal. Você pode usar a interface de linha de comando para executar comandos ou scripts do servidor para várias finalidades, como processamento de imagem, encaminhamento, armazenamento em cache, registro e muito mais. Para acessar a interface de linha de comando, você precisa executar o arquivo dgate.exe no prompt de comando ou terminal com as opções e argumentos apropriados. Por exemplo, se você deseja executar um script chamado forward.lua que encaminha todas as imagens recebidas para outro dispositivo com o título AE REMOTE1, você pode executar o seguinte comando:
dgate -v -x forward.lua
Você pode encontrar uma lista de todas as opções e argumentos disponíveis na documentação ou executando dgate -h.
Como realizar tarefas comuns com Conquest DICOM Server
Nesta seção, mostraremos como executar algumas tarefas comuns com o Conquest DICOM Server usando qualquer um dos três métodos: interface web, interface GUI ou interface de linha de comando.
Armazene, consulte e recupere imagens DICOM
Para armazenar imagens DICOM no Conquest DICOM Server, você precisa configurar seu dispositivo DICOM (como um scanner ou uma estação de trabalho) para enviar imagens para o Conquest DICOM Server usando seu título AE e endereço IP.Por exemplo, se o seu dispositivo tiver o título AE MODALITY1 e o endereço IP 192.168.1.100, você precisará adicionar o Conquest DICOM Server como um destino com o título AE CONQUESTSRV1 e o endereço IP 127.0.0.1 (ou o endereço IP do seu servidor). Então você pode enviar imagens do seu dispositivo para o Conquest DICOM Server usando o serviço C-STORE.
Para consultar e recuperar imagens DICOM do Conquest DICOM Server, você pode usar qualquer um dos três métodos:
Interface Web: Clique na opção Consulta no menu e insira os critérios de consulta como nome do paciente, data do estudo, modalidade, etc. e clique no botão Pesquisar. Você verá uma lista de estudos e séries correspondentes. Você pode selecionar aqueles que deseja recuperar e clicar no botão Recuperar. Você verá uma barra de progresso mostrando o status da recuperação. Você também pode clicar na opção Visualizadores no menu e escolher um visualizador para visualizar as imagens recuperadas.
Interface GUI: Clique no botão Consultar/Mover na barra de ferramentas e insira seus critérios de consulta, como nome do paciente, data do estudo, modalidade, etc. e clique no botão Consultar. Você verá uma lista de estudos e séries correspondentes. Você pode selecionar aqueles que deseja recuperar e clicar no botão Mover. Você verá uma barra de progresso mostrando o status da recuperação. Você também pode clicar no botão Exibir imagens na barra de ferramentas e escolher um visualizador para visualizar as imagens recuperadas.
Interface de linha de comando: Execute o arquivo dgate.exe com a opção -q e insira seus critérios de consulta, como nome do paciente, data do estudo, modalidade etc. Por exemplo, se você deseja consultar todos os estudos com o nome do paciente John Doe, execute o seguinte comando:
dgate -q "PatientName = 'John Doe'"
Você verá uma lista de estudos e séries correspondentes com seus atributos. Você pode selecionar aqueles que deseja recuperar inserindo seus números de índice separados por vírgulas e pressionando Enter. Você verá uma barra de progresso mostrando o status da recuperação.Você também pode executar o arquivo dgate.exe com a opção -w e inserir um nome de visualizador para visualizar as imagens recuperadas.
Exibir e editar cabeçalhos DICOM
Para visualizar e editar cabeçalhos DICOM de imagens DICOM armazenadas no Conquest DICOM Server, você pode usar qualquer um dos três métodos:
Interface da Web: Clique na opção Visualizadores no menu e escolha um visualizador que suporte a visualização de cabeçalho, como DicomBrowser ou DicomEditor. Você verá uma lista de estudos e séries armazenados no Conquest DICOM Server. Você pode selecionar aqueles que deseja visualizar e clicar no botão Exibir. Você verá uma janela com a imagem e suas informações de cabeçalho. Você pode editar as informações do cabeçalho clicando no botão Editar e fazendo alterações nos campos. Você pode salvar suas alterações clicando no botão Salvar.
Interface GUI: Clique no botão Exibir imagens na barra de ferramentas e escolha um visualizador que suporte a visualização de cabeçalho, como DicomBrowser ou DicomEditor. Você verá uma lista de estudos e séries armazenados no Conquest DICOM Server. Você pode selecionar aqueles que deseja visualizar e clicar no botão Exibir. Você verá uma janela com a imagem e suas informações de cabeçalho. Você pode editar as informações do cabeçalho clicando no botão Editar e fazendo alterações nos campos. Você pode salvar suas alterações clicando no botão Salvar.
Interface de linha de comando: execute o arquivo dgate.exe com a opção -e e insira um nome de arquivo de imagem ou UID de instância SOP para visualizar suas informações de cabeçalho. Por exemplo, se você deseja visualizar as informações do cabeçalho de uma imagem com instância SOP UID 1.2.840.113619.2.55.3.2831162385.783.1394011794.515, você pode executar o seguinte comando:
dgate -e 1.2.840.113619.2.55.3.2831162385.783.1394011794.515
Você verá uma lista de campos de cabeçalho e valores para a imagem. Você pode editar as informações do cabeçalho inserindo o nome do campo e o novo valor separados por dois pontos. Por exemplo, se quiser alterar o nome do paciente para Jane Doe, você pode inserir o seguinte:
Nome do paciente: Jane Doe
Você pode salvar suas alterações digitando a palavra salvar e pressione Enter.
Converta e comprima imagens DICOM
Para converter e compactar imagens DICOM armazenadas no Conquest DICOM Server, você pode usar qualquer um dos três métodos:
Interface Web: Clique na opção Viewers no menu e escolha um visualizador que suporte conversão e compactação, como DicomConvert ou DicomCompress. Você verá uma lista de estudos e séries armazenados no Conquest DICOM Server. Você pode selecionar aqueles que deseja converter ou compactar e clicar no botão Converter ou compactar. Você verá uma janela com opções para escolher o formato de saída, modo de compactação, qualidade e pasta de destino. Você pode ajustar essas opções de acordo com suas necessidades e clicar no botão OK para iniciar o processo de conversão ou compactação.
Interface GUI: Clique no botão Convert Images ou Compress Images na barra de ferramentas e escolha um visualizador que suporte conversão e compactação, como DicomConvert ou DicomCompress. Você verá uma lista de estudos e séries armazenados no Conquest DICOM Server. Você pode selecionar aqueles que deseja converter ou compactar e clicar no botão Converter ou compactar. Você verá uma janela com opções para escolher o formato de saída, modo de compactação, qualidade e pasta de destino. Você pode ajustar essas opções de acordo com suas necessidades e clicar no botão OK para iniciar o processo de conversão ou compactação.
Interface de linha de comando: execute o arquivo dgate.exe com a opção -c e insira um nome de arquivo de entrada ou UID de instância SOP, um nome de arquivo ou pasta de saída e um modo de compactação opcional e valor de qualidade para converter ou compactar uma imagem. Por exemplo, se você deseja converter uma imagem com instância SOP UID 1.2.840.113619.2.55.3.2831162385.783.1394011794.515 em um arquivo JPEG com 80% de qualidade e salvá-lo em uma pasta chamada output, execute o seguinte comando:
dgate -c 1.2.840.113619.2.55.3.2831162385.783.1394011794.515,output\image.jpg,jpeg:80
Imprimir e exportar imagens DICOM
Para imprimir e exportar imagens DICOM armazenadas no Conquest DICOM Server, você pode usar qualquer um dos três métodos:
Interface da Web: Clique na opção Visualizadores no menu e escolha um visualizador que suporte impressão e exportação, como DicomPrint ou DicomExport. Você verá uma lista de estudos e séries armazenados no Conquest DICOM Server. Você pode selecionar os que deseja imprimir ou exportar e clicar no botão Imprimir ou Exportar. Você verá uma janela com opções para escolher a impressora, tamanho do papel, layout, orientação e margens para impressão, ou o formato, destino e nome do arquivo para exportação. Você pode ajustar essas opções de acordo com suas necessidades e clicar no botão OK para iniciar o processo de impressão ou exportação.
Interface GUI: Clique no botão Imprimir imagens ou Exportar imagens na barra de ferramentas e escolha um visualizador que suporte impressão e exportação, como DicomPrint ou DicomExport. Você verá uma lista de estudos e séries armazenados no Conquest DICOM Server. Você pode selecionar os que deseja imprimir ou exportar e clicar no botão Imprimir ou Exportar. Você verá uma janela com opções para escolher a impressora, tamanho do papel, layout, orientação e margens para impressão, ou o formato, destino e nome do arquivo para exportação. Você pode ajustar essas opções de acordo com suas necessidades e clicar no botão OK para iniciar o processo de impressão ou exportação.
Interface de linha de comando: execute o arquivo dgate.exe com a opção -p e insira um nome de arquivo de entrada ou UID de instância SOP, um nome de impressora e um valor de layout opcional para imprimir uma imagem. Por exemplo, se você deseja imprimir uma imagem com instância SOP UID 1.2.840.113619.2.55.3.2831162385.783.1394011794.515 em uma impressora chamada HP LaserJet 1020 com um layout 2x2, você pode executar o seguinte comando:
dgate -p 1.2.840.113619.2.55.3.2831162385.783.1394011794.515,"HP LaserJet 1020",2x2
Você também pode executar o arquivo dgate.exe com a opção -x e inserir um nome de script que execute a tarefa de impressão ou exportação usando a função servercommand. Por exemplo, se você tiver um script chamado print.lua que imprime todas as imagens de um estudo em uma impressora chamada HP LaserJet 1020 com layout 2x2, você pode executar o seguinte comando:
dgate -x print.lua
Conclusão
Neste artigo, mostramos como baixar o Conquest DICOM Server gratuitamente e como usá-lo para várias finalidades, como armazenar, consultar, recuperar, visualizar, editar, imprimir e converter imagens DICOM. Também mostramos como executar algumas tarefas comuns com o Conquest DICOM Server usando diferentes métodos, como interface da Web, interface GUI e interface de linha de comando.
Conquest DICOM Server é um aplicativo freeware que oferece uma solução completa para trabalhar com imagens DICOM. Não é um dispositivo médico e não deve ser usado para nenhum processo de diagnóstico ou tratamento humano. Pode ser usado para fins de pesquisa, educação, demonstração ou veterinários.
Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Conquest DICOM Server:
P: Onde posso encontrar mais informações sobre o Conquest DICOM Server?
R: Você pode encontrar mais informações sobre o Conquest DICOM Server em seu site oficial, seu site XS4ALL, sua documentação, seu fórum e seu repositório GitHub.
P: Como posso relatar bugs ou solicitar recursos para o Conquest DICOM Server?
R: Você pode relatar bugs ou solicitar recursos para o Conquest DICOM Server criando um problema em seu repositório GitHub ou postando em seu fórum.
P: Como posso contribuir com o Conquest DICOM Server?
R: Você pode contribuir com o Conquest DICOM Server enviando solicitações pull em seu repositório GitHub ou doando para seus desenvolvedores.
P: Quais são algumas alternativas para o Conquest DICOM Server?
R: Algumas alternativas para Conquest DICOM Server são Orthanc, DCM4CHEE, ClearCanvas e PacsOne.
P: Como posso desinstalar o Conquest DICOM Server?
R: Para desinstalar o Conquest DICOM Server, você precisa excluir a pasta onde o instalou e remover quaisquer referências a ele nas configurações do sistema.
0517a86e26
Comments